A capital do Quénia, Nairobi, é a maior cidade deste país Africano com mais de 3 milhões de habitantes. É actualmente a 4a maior cidade do continente Africano em termos de população. A cidade é bastante recente, o que se reflecte na ausência de edifícios antigos. Antes da sua fundação, o local onde hoje encontramos Nairobi era apenas uma planície semi-deserta. A cidade foi fundada no final do século XIX (1899), como um simples local de armazéns ferroviários na linha que ligava Mombassa na costa Este e o Uganda a Oeste. No entanto, um acentuado crescimento elevou rapidamente Nairobi a capital do Protectorado Britânico de África Oriental. Durante o período colonial, a cidade foi o principal centro da indústria do café e chá.
Na década de 60, em plena rebelião Mau Mau, o futuro primeiro presidente do Quénia, Jomo Kenyatta foi detido por alegado envolvimento na rebelião. A pressão do povo levou à obtenção da independência em 1963.
As primeiras impressões são contraditórias. Na mesma cidade temos o maior bairro de lata de África, onde vivem mais de 700 mil pessoas em condições desumanas e bairros muito agradáveis como Westlands e o bairro de Karen, local onde ainda podemos ver belíssimas mansões dos tempos coloniais.
No centro desta importante cidade Africana podemos ver vários prédios modernos, sendo que um deles é apresentado como o mais alto do continente Africano com aproximadamente 40 pisos.
O trânsito durante os dias de semana é infernal. Atravessar a cidade entre as 7h da manhã e as 10h é completamente um teste à paciência. A rede de transportes apenas conta com táxis e os tradicionais “Matatus”. Como é comum em muitos países africanos, a cidade é percorrida por centenas de carrinhas (tipo Toyota Hiace) que são extremamente baratos e que a maioria da população usa. Os condutores destes Matatus são extremamente agressivos em termos de condução, pelo que é sensato ter muito cuidado quando se vai atrás ou ao lado de um destes veículos.
Hoje em dia, apesar das constantes falhas de electricidade, que normalmente não demoram mais de um minuto, Nairobi tem todos os confortos do mundo moderno. Terminámos este passeio de Domingo pela cidade, num centro comercial ao nível dos “nossos” Colombo ou Vasco da Gama.
0 comments:
Post a Comment