Sunday 14 October 2007

Etapa 4: Fernando de Noronha - Recife

A quarta etapa desta travessia, apesar de percorrer uma curta distância em comparação com as anteriores, é sem dúvida a mais emblemática desta viagem. Constitui a chegada ao Brasil continental cumprindo o principal objectivo desta viagem: a travessia aérea do Atlântico Sul.

A ligação entre o arquipélago de Fernando de Noronha e Recife, no estado de Pernambuco, percorre as ultimas 296 milhas náuticas sobre o oceano Atlântico.

Volta Sacadura a informar o Ministro da Marinha que deseja continuar a viagem e que o F 17 serve para tal efeito (era o último dos aviões recentemente adquiridos, disponível na Aviação Naval). Este avião é montado e segue a bordo do cruzador "Carvalho Araújo". Quando chega a Fernando Noronha o avião é logo posto na água e experimentado. Sacadura decide completar a viagem, efectuando de imediato a etapa Fernando Noronha – Recife (300 milhas e 4 horas e meio de voo) no dia 5 de Junho de 1922.

Sacadura descreve no seu relatório o momento da descolagem para esta etapa de forma emocionada, onde vibra a sua alma de marinheiro: "Momento solene e comovedor esse!! Sentia-se bem que a marujada nos acompanhava de alma e coração, que em nós depositava a esperança de que déssemos maior brilho a essa Marinha a que todos nós pertencíamos!!!".

in Revista da Armada, Maio de 2006

ROTA

Computed route from FERNANDO DE NORONHA (SBFN, SB) to GUARARAPES GILBERTO FREYRE INTSB (SBRF, SB): 4 fixes, 296.7 nautical miles

SBFN
DCT ESGUM B623 ISADO DCT SBRF


Relato da 4ª Etapa

Fernando de Noronha, 14 de Outubro de 2007 09:00 (zulu)

Numa manhã de temperatura amena de Outubro, com poucas nuvens nos céus do Arquipélago de Fernando de Noronha, preparámos o voo para uma partida madrugadora em direcção à capital do estado de Pernambuco.

As condições meteorológicas à saída de Fernando de Noronha foram bastante favoráveis:

SBFN 140900Z 18010KT 9999 SCT017 SCT090 26/22 Q1013

O motor foi colocado em marcha às 9:25z e após o habitual percorrer da checklist o Money Bravo elevou-se nos céus às 9:35z em direcção a Recife.









Em rota encontrámos um manto de nuvens que cobria o leito do Oceano, impedindo o vislumbrar do Atlântico durante uma boa parte da viagem.



Mais próximo da costa o manto de núvens teimou em ficar, fazendo com que o avistamento de "Terras de Vera Cruz" não fosse possível antes de iniciar a descida para Recife.







À chegada a Recife um dia com muitas nuvens e uma temperatura amena:

SBRF 141100Z 13009KT 9999 SCT022 26/21 Q1014


A aproximação ILS à pista 18 do aeroporto de Guararapes decorreu normalmente e a aterragem suave na pista ocorreu precisamente 1:55 após a descolagem de Fernando de Noronha, percorrendo 296 milhas naúticas do percurso. A duração desta etapa de calços a calços foi de 2 horas e 11 minutos.















Seguem-se as etapas pelo litoral Brasileiro, sendo que o grande objectivo desta viagem foi atingido: a travessia do Atlântico Sul foi conseguida!

0 comments: