Friday 4 May 2007

Etapa 2: Las Palmas - Praia

Etapa 2: Las Palmas (GCLP) - Praia (GVNP)

A segunda etapa desta viagem, que pretende recriar através do simulador a viagem de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, liga
Las Palmas, à cidade da Praia, na ilha de Santiago, situada no arquipélago de Cabo Verde.

Rumaram depois, no dia 5 de Abril para São Vicente em Cabo Verde, voando 850 milhas. Aí ficaram até 17 de Abril para beneficiações no aparelho.

in Museu do Ar

Depois Sacadura optou por descolar para a etapa seguinte a partir de Gando, no sul da mesma ilha. Realiza, então a etapa Gando – S. Vicente (Cabo Verde). De S. Vicente transfere-se para a Praia, na ilha de S. Tiago, mais ao sul.

in Revista da Armada, Maio de 2006

ROTA

Computed route from GRAN CANARIA (GCLP, GC) to PRAIA INTERNATIONAL (GVNP, GV): 8 fixes, 905.3 nautical miles

GCLP DCT LOMAS B623 PISPU UW21 BVT DCT GVNP

Relato da 2ª etapa

Las Palmas, 5 de Maio de 2007 10:30 (zulu)

A partida de Las Palmas ocorreu sem problemas de maior num dia com vento moderado e temperatura amena.

GCLP 051130Z 02022KT 9999 SCT020 22/11 Q1022

O motor foi colocado em marcha às 11:21z e descolagem na pista 03L do aeroporto de Las Palmas ocorreu às 11:34z.





Mais uma vez a turbulência forte fez-se sentir durante a fase inicial do voo, levando à alteração do nível de voo previsto para tentar escapar às más condições climatéricas. Já a cerca de 150 milhas a sul do arquipélago das Canárias, a meteorologia finalmente deu algum descanso e foi possível admirar a imensidão do oceano Atlântico. Segundo as estimativas, dentro de cerca de 4h de voo (se o vento ajudasse) estaríamos em Cabo Verde.




Cerca de 4:10 após a descolagem avistámos a ilha do Sal e o aeroporto Amílcar Cabral.



Nesta altura avistámos igualmente um jacto de passageiros que descolou da ilha do Sal e que se juntou a nós durante alguns minutos da nossa viagem. Aos comandos um dos Cmdtes. com mais experiência na aviação virtual nacional e líder da entidade que patrocina a nossa viagem: o site AirSim.net!



Em seguida sobrevoámos a ilha da Boavista, passando finalmente às ilhas do Sotavento. Nas imagens podemos observar do lado esquerdo a ilha de Maio e à direita o nosso destino: a ilha de Santiago.





A meteorologia à chegada à ilha de Santiago apontava para uma aterragem sem problemas. Apesar da informação inexistente em relação vento, o vento estava calmo pelo que a aterragem se deu na pista 21, do novo aeroporto internacional da Praia (GVNP), que substituiu o já desactivado aeroporto Francisco Mendes (GVFM).

GVNP 051300Z /////KT 9999 FEW010 25/21 Q1015 NOSIG




Na placa do aeroporto internacional da Praia, estava estacionada uma aeronave nacional que efectuou igualmente este percurso associando-se à nossa iniciativa. Esta aeronave tinha como piloto comandante um velho amigo destas lides e um ilustre jurista Madeirense :)



Os calços foram colocados às 16h39z o que perfez uma duração de calços a calços de 5h18 m. Nos tanques o combustível remanescente era de 78.7 us/gal, o que se traduziu num consumo total de 76,3 us/gal, em média 14,40 us/gal/h.




Completou-se assim mais uma etapa desta reedição da aventura de Gago Coutinho e Sacadura Cabral, através do Atlântico Sul. Na próxima etapa chegaremos a território brasileiro, mais concretamente ao arquipélago de Fernando de Noronha!