Sunday 8 April 2007

Etapa 1: Lisboa - Las Palmas

Etapa 1: Lisboa (LPPT) - Las Palmas (GCLP)

A primeira etapa desta viagem liga Lisboa ao arquipélago das Canárias, mais concretamente a Las Palmas na Gran Canaria.

ROTA
Computed route by RouteFinder from LISBOA (LPPT, LP) to GRAN CANARIA (GCLP, GC): 13 fixes, 830.9 nautical miles

LPPT DCT ESP B18 SNT G851 TFN H200 GDV DCT GCLP

Relato da 1ª Etapa

Lisboa, 25 de Abril de 2007 12:00 (locais)

A partida de Lisboa ocorreu num dia muito especial para o nosso país o que confere algum simbolismo adicional a esta viagem: o dia da Liberdade!

A meteorologia, apesar de não estar um dia de sol aberto, ofereceu vento calmo com algumas nuvens:

LPPT 251100Z 30008KT 9999 FEW022 BKN070 17/12 Q1016 NOSIG

O motor foi colocado em marcha pontualmente às 12:00 de Lisboa seguindo-se a descolagem na pista 03 do aeroporto da Portela às 12:19.

A primeira parte da rota decorreu sem problemas até cerca de umas 250 nm de Porto Santo, onde as condições meteorológicas se agravaram. Muitas nuvens e principalmente muita turbulência tornaram o voo um grande desafio. Descendo para FL090 permitiu voar com menos turbulência, mas sempre no meio bastantes nuvens.



A 100 nm da ilha de Porto Santo, fomos acompanhados por um P3 da Força Aérea Portuguesa, callsing ORION25, que acompanhou a nossa viagem durante vários minutos.





Ao fim de 4h de voo avistámos no horizonte o Pico del Teide, na ilha de Tenerife, já no arquipélago das Canárias. Altura para começar a aproximação a Las Palmas.



A meteorologia em Las Palmas faz-nos aguardar uma tarde com temperatura amena e vento moderado de norte.

GCLP 251530Z 01019KT CAVOK 25/11 Q1015 NOSIG

A aproximação à pista 03L seguiu o procedimento ILS publicado e a aterragem decorreu sem problemas às 17h20 hora de Lisboa. O motor foi desligado às 17h27 o que perfez uma duração de calços a calços de 5h27 com um tempo de voo de 5h08 para percorrer as 831 milhas náuticas do trajecto. Relativamente ao combustível gasto, chegámos a Las Palmas com 80,34 us/gal o que se traduziu num consumo de 74,66 us/gal, em média, 13,57 us/gal/h.





A primeira etapa desta grande viagem está assim concluída estando já em preparação a segunda etapa que nos levará ao arquipélago de Cabo Verde, mais concretamente à cidade da Praia na ilha de Santiago.

4 comments:

Boa Viajem Comandante Correia.
Tu és o brilho da aviação em Portugal.

Joao Oliveira

Grande Paulo!

É o início de mais uma aventura épica! hehehe

Bons voos!

Paulo,
votos de total sucesso e satisfação nesta tua aventura virtual!
Em breve espero juntar-me a uma destas perninhas.
Grande abraço

Á grande homem!

Boa sorte ai com a tua aventura, que o combustivel ñão te falte porque não mereces:P