Visitar a Rússia é visitar o maior país do mundo!
Este país da Euroásia estende-se por uma área superior a 17 milhões de Km2 e conta com uma população de 142 milhões de habitantes, cobrindo mais de 1/8 da área continental da Terra. Isto faz com que visitar apenas uma cidade seja como uma gota no oceano.
Moscovo é a capital da Rússia, sendo a maior cidade deste país. É actualmente a maior área metropolitana da Europa e uma das maiores do mundo com uma população de aproximadamente 10 milhões de habitantes. Localizada nas margens do rio homónimo, a cidade foi outrora capital do Império Russo e da União Soviética. Nos nossos dias é ainda o centro de poder, onde o presidente e o parlamento (Duma) russos têm a sua sede.
A cidade dispõe de um complexo sistema de transportes públicos contando com 3 aeroportos internacionais, 9 terminais ferroviários e um dos maiores e mais antigos sistemas de metropolitano, sendo este último bastante famoso pelas impressionantes estações.
Viajar para a Rússia tem ainda outras considerações logísticas já que é necessário visto. Para tal é necessário contratar um seguro de viagem obrigatório. Este seguro é apenas válido se contratado a uma das seguradores reconhecidas pela Embaixada. Curiosamente, existe uma agência de viagens mesmo ao lado da secção consular com várias funcionárias russas que trata do tal seguro :) Mas não é tudo. É necessário uma carta convite de alguém na Rússia. Hoje em dia os hotéis e agentes de viagens têm tratam de tudo e existe até um site que mediante um pagamento envia por email uma carta de convite. Como o objectivo era visitar o salão aeronáutico recebi um convite do Ministério dos Transportes Russo e obtive o visto. O processo demorado (cerca de 2 semanas) pelo que se recomenda bastante antecedência.
Um dos pretextos desta viagem foi experimentar a recente linha da TAP para a capital Russa. Um voo de cerca de 5h em Airbus A320, que parte de Lisboa pouco antes das 20h e que com as 3h de diferença horária faz com que a chegada ao aeroporto de Domodedovo por volta das 4h da manhã (horas locais). Voo tranquilo com bom serviço a bordo composto por dois serviços: jantar e snack antes da chegada.
O aeroporto de Domodedovo oficialmente inaugurado em 1965 é actualmente o maior aeroporto da Rússia em termos de número de passageiros (mais de 20 milhões em 2008). Os restantes dois aeroportos internacionais que servem Moscovo são o de Sheremetyevo inaugurado em 1959 e o mais antigo Vnukovo, que opera desde 1937.
As primeiras impressões no aeroporto são bastante boas, já que certamente vários melhoramentos foram feitos na aerogare, fazendo com que o aeroporto apresente todas as características actuais de conforto e funcionalidade. Contudo, e devido ao horário madrugador da chegada do voo da TAP, o único meio de transporte para a cidade aquela hora é o taxi. Os preços não são nada convidativos e oscilam entre os 50 e os 70 Euros. A opção low cost é esperar cerca de 2h30 pelo primeiro comboio que sai para do aeroporto para a estação de Paveletsky às 7h da manhã.
Com apenas um dia para visitar uma cidade com tantos pontos interessantes para conhecer, a aposta foi num curto trajecto que incluiu apenas os pontos incontornáveis da cidade.
Como o mundo é pequeno encontrei em Moscovo um casal amigo que se encontrava a fazer nada mais nada menos que o transiberiano (desde Pequim) e que chegaram a Moscovo no mesmo dia!
Claro que a visita à cidade só podia começar num local - a Praça Vermelha!
Ao contrário do que se pode pensar o nome desta praça não deriva do vermelho dos tijolos que cobrem os edifícios nem da cor normalmente associada ao comunismo. Esta praça outrora bem branca recebeu o seu nome da palavra russa krasnaya que significa vermelho ou bonito (sendo este o significado arcaico da palavra).
0 comments:
Post a Comment