Friday, 27 February 2009

Cozinha Queniana

Um destes dias fomos convidados por um dos nossos clientes, para jantar num "restaurante" Queniano. Bom a designação restaurante era um eufemismo, porque na verdade o local era uma verdadeira tasca! Para experiência de como vivem os locais (de classe média) foi uma boa vivência. Como experiência gastronómica digamos que foi diferente e que ainda não repetimos :D

A base da cozinha queniana é o famoso Ugali. Dado que é muito barato fazer este acompanhamento (que para as famílias pobres é também o prato principal) é muito comum à mesa queniana. Os ingredientes são muito simples, milho, água e leite. É muito utilizado nas zonas rurais como acompanhamento de carne ou vegetais, como forma de os pegar com as mãos. Pois é verdade, no "restaurante" que fomos também não nos deram talheres e comemos toda a refeição à maneira Queniana. Pareceu-me muito parecido com a polenta italiana.

Ugali


Mas o melhor estava para vir. Outra tradição é o Nyama Choma ou carne grelhada. Até aqui parece óptimo. O problema é que no Quénia comem muita cabra (sim não estou a falar de cabrito, estou mesmo a falar da mãe do cabrito). E fomos então servidos com carne de cabra grelhada, sem qualquer tempero e que não estava nada apetitosa. E claro igualmente comida com as mãos, a partir de uma grande travessa no centro da mesa.

Experimentámos também duas "iguarias" da tribo Kikuyu (os nossos anfitriões são desta tribo africana): um tipo de enchido também de cabra que se chama Motura e um outro acompanhamento igualmente apreciado que dá pelo nome de Mokimo. Este acompanhamento é uma mistura de milho, batatas e verduras. Tudo isto deglutido a partir de travessas que todos à mesa partilham e de onde todos comem com as mãos. Sim também não haviam guardanapos, mas isso deu para pedir :)

Para terminar uma sopa de ossos de cabra, quentinha, para assentar.

Uma experiência daquelas que se faz uma vez na vida.

Foi diferente!

1 comments:

E eu a dizer que se come mal na Holanda... :S