A convite de um amigo que detém a licença de piloto de ULM, desloquei-me ao campo de voo de Benavente para realizar um voo em SkyRanger, uma aeronave ultra-ligeira bastante versátil.
Ficou combinado que o voo de cerca de uma hora iria servir não só para conhecer a aeronave, mas igualmente visitar algumas pistas do Ribatejo que só podem ser operadas em ULM.
A rota inicial que previa uma passagem por Santarém foi ligeiramente alterada devido ao forte vento que se fazia sentir. A rota efectuada foi a seguinte:
Após a habitual inspecção à aeronave, descolámos da pista 33 de Benavente em direcção à nova ponte da Lezíria.
Da ponte seguimos então para um sequência impressionanante de pistas junto ao Tejo e que se destinam à aviação agricola e ULM. Fizémos várias aproximações, alguns borregos à mistura e uma excelente aterragem na pista de Alqueidão. As fotos que se seguem falam por si:
Pista do campo de voo da Azambuja
Reparem na árvore na cabeceira da pista e no forte vento cruzado, esta foto foi tirada pela janela do lado direito do Sky Ranger!
De regresso a Benavente tempo para um toca e anda seguido de aterragem final.
Em seguida foi possível experimentar a fantástica sensação de voar em QuickSilver, uma verdadeira surpresa, pela forma como esta aeronave ultra-ligeira voa. Uma experiência que recomendo a todos!
Para terminar esta manhã passada no meio das máquinas voadoras, o habitual almoço em Benavente.
Um Sábado bem passado :)
4 comments:
Caro Paulo Correia,
O teu prazer de voar é meu também. Fostes, e és, um excelente Co-piloto. Foi no Rádio(Lisboa Militar-123.75), foi na abertura e fecho de Flaps, foi na Landing Light on/off, foi na Fuel Pumb on/off. foi nas comunicações rádio com 130.70 (Azambuja-Alqueidão) e 130.75(benavente), foi na navegação VFR e GPS, Etc. Um grande amigo e companheiro de voo. O Paulo demostrou grande à vontade em manejar o Sky, o que não é fácil, e manteve a aeronave em boa parte do voo. O sábado em benavente é um "Lift" após uma semana de trabalho. O Ribatejo é farto em Pistas ULM e todas muito perto umas das outras. O vento estava de 330/20, ou seja aproximadamente 37 Km rajada de 45/50Km. Nada fácil. A aterragem em Valada do Ribatejo foi abortada pois não se conseguia garantir a segurança nas condições de pista e obstaculos.
Para breve iremos a Évora para um café seguido de uma ida à casa do Fortunato(Pista privada de 600 metros em Tarmac).
Obrigado amigo Paulo,
Do teu amigo,
Joao Oliveira
Caro Paulo,
Me esqueci de falar no teu planeamento de voo em Garmin(GPS) e da tua mais que provada capacidade de fotografia. Havemos de voar muitas e longas mas seguras horas.
Obrigado mais uma vez,
Joao Oliveira
Caros Paulo Correia e João Oliveira,
Ao ler o que foi a vossa manhã de sábado, senti tudo como se estivesse convosco a bordo.
Também já fiz esse percurso no Eurostar.
É o máximo fazer uma final para aterrar nessas pistas que são, na verdade, autênticos quintais.
Temos de "sentir" completamente o avião para o colocar no sitio que queremos.
Numa próxima irei, pelo menos para almoçar convosco.
Um abraço voador.
António Mousinho
Caros Paulo e João, estive este domingo em Benavente à procura da pista para ver o ambiente e quem sabe, saber para quando uma nova turma para a licença de ULM.
Talvez estivesse um pouco distraído, mas não encontrei indicações algumas e acabei por não encontrar e vir embora.
Para o próximo sábado talvez irei novamente, mas desta vez mais documentado com o mapa do local.
Abraço,
Post a Comment