Sunday 1 February 2009

Amboseli e o Kilimanjaro!

Depois da estreia em Safaris no fim-de-semana anterior, a escolha do parque nacional de Amboseli, prometia algumas novidades em termos de fauna e especialmente um factor aliciante: ter como cenário o Kilimanjaro!

Amboseli é um dos mais de 30 parques e reservas nacionais existentes no Quénia. Fica situado na zona sul do país bem perto da fronteira com a Tanzânia e espalha-se ao longo de 392 km2. Aliás pelo caminho para o parque passamos pelo posto fronteiriço de Namanga, local de passagem entre o Quénia e a Tanzânia.

Fronteira de Namanga, passagem entre o Quénia e a Tânzania


A paisagem no parque é muito variada: desde planície aberta, a florestas de acácias, deserto rochoso e alguns pântanos.

O caminho de 4h30 para o parque é tudo menos tranquilo, já que logo à saída de Nairobi passamos pelos quilómetros em mau estado da Mombassa Road. Mesmo que tente descrever é muito complicado transmitir a ideia do estado do piso desta principal estrada do país. Mais para sul já na estrada em direcção à Tanzânia o piso vai alternando entre bom estado e percursos dignos de etapas do Dakar. Descobri que as Toyota Hiace são super resistentes, eu diria mesmo indestrutíveis! A probabilidade de acidente ou rebentamento de um pneu é elevada, mas felizmente tudo correu pelo melhor nesta viagem.


Mapas de localização do parque de Amboseli

Entrando pelo parque pelo acesso oeste (apenas possível nesta altura do ano), atravessamos o grande lago Amboseli de carro! Na época das chuvas (e em anos em que chove mesmo muito), este grande lago fica cheio de água, fazendo que o parque apenas possa ser visitado entrando pela entrada leste. Atravessar o leito do lago a 80 km/h é impressionante. No horizonte, o reflexo do céu causa uma miragem de água no solo que engana os estreantes, causando uma ilusão de óptica bastante interessante.

Atravessando o lago Amboseli


Como pano de fundo o imponente Kilimanjaro com os seus 5891 m, que se podem alcançar no topo do pico Uhuru. Na maioria dos dias as núvens cobrem o topo do Kilimanjaro, sendo que as melhores alturas para ver neve em África são o amanhecer e o fim do dia, já que o Kilimanjaro ainda tem neve permanente. Por ser verão a neve não é abundante, mas é impressionante observá-la neste continente. Apesar desta montanha estar localizada na sua grande maioria em território da Tanzânia, serve como cenário para o parque de Amboseli e permite obter imagens dignas de postal como a imagem abaixo.

Elefantes e o Kilimanjaro como pano de fundo


O alojamento é bastante caro nos poucos lodges que existem no interior no parque, mas a qualidade é muito elevada. É o preço a pagar pelo privilégio de tomar as refeições a ver manadas de elefantes, zebras e muitos outros animais na planície em frente ao lodge. Mesmo dos bungalows é possível avistar toda a fauna circundante. Por ser em plena planície, o lodge em que ficámos permitia vista directa para o Kilimanjaro!


Oltukai Lodge


Os game drives (como chamam por aqui os passeios de observação dos animais) são a principal actividade durante a estada no parque. O conceito "game" vem dos tempos da caça, actividade que felizmente nos nossos dias é proibida. As armas foram substituídas pelas objectivas das câmaras fotográficas. Pelo facto de existirem nos parques felinos, e outros animais que podem ameaçar a integridade física dos visitantes, é altamente proibido circular fora do veículo.

Para os amantes da aviação, é possível viajar para este parque (como aliás para qualquer um dos parques) a bordo de uma aeronave ligeira. Apesar de não ter visitado de perto, partilho uma das imagens curiosas que captei:

Manada de elefantes perto do aeródromo do parque de Amboseli


Deixo aqui também alguns dos destaques dos dois dias de intensa observação:

Wildebeest (ou Gnu) na zona pantanosa


Hiena


Finalmente leões à vista!


Manada de elefantes



Nascer do sol, 6h30 da manhã, uma visão única


Chita


Patas para que te quero :)

Uma das maiores surpresas, uma cria de leão com menos de duas semanas, bem chamava pela progenitora


Búfalo


Não se aleijem :)


Kilimanjaro com pouca neve no topo, já que estamos no Verão


Vai crescer muito mais :)


Hipopótamo


Zebras, Wildebeests, e muitos outros animais no horizonte


Para terminar um video com fotos desta viagem:



Até breve!

6 comments:

Paulo, muito bom este Post.
Estou roído de inveja, as fotografias estão de cortar a respiração.
Um abraço,
Vasco

Caros,

É de facto um privilégio visitar esta região do continente Africano.

Estou em trânsito em Amesterdão, está mesmo quase quase :)

Abraços e beijinhos,

Paulo

Impecável! De notar que há toda uma parafernália de indicações como "Do not feed the monkeys" e bem como essa restriçao de não se sair do carro para demover os portugueses aventureiros e provavelmente alcoolizados (devido ao calor intenso que leva à necessidade de hidratação) de sairem do carro e irem fazer "cóbóiádas" para o meio dos animais! eheh Brincadeiras à parte, mais um post magnífico!

Ehehe, e mais um grande comment!

Um abraço Cmdte. Sales e bons voos!

Cmdt, ainda n tinha tido tempo (cof, cof)de vfer o teu blog e as tuas fotos! Que invejaaaa :) Podias ter trazido o gatinho das fotos pro apartamento, ia dar um bom animal de estimação por estes lados eheheh

Grande abraço e bons safaris!

Que post de fazer inveja! Não digas a niguem que eu disse isto, senão ainda me arranjam um bilhete de avião :-)
Grande viagem colmatada com umas excelentes fotos!
Aproveita para passear e conhecer enquanto ai estás. Não pode ser só trabalho :-)
Beijos