Sunday 31 August 2008

Etapa 8: Vitória - Rio de Janeiro

A última etapa desta grande viagem leva-nos ao objectivo final - a cidade do Rio de Janeiro. A ligação entre Vitória e o Rio percorre a distância de 226 milhas náuticas.


Vitória é a capital do estado do Espírito Santo, e uma das três ilhas-capitais do Brasil (as outras são Florianópolis e São Luís). De modo semelhante ao que ocorre com Belém do Pará e São Luís do Maranhão, habitantes de outros Estados brasileiros certas vezes se referem à cidade como Vitória do Espírito Santo.

Está localizada na Região Sudeste, a mais desenvolvida do País. Situada a 20º19'09' de latitude sul e 40°20'50' de longitude oeste, Vitória limita-se ao norte com o município da Serra, ao sul com Vila Velha, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Cariacica.

Com uma população de 314.042 habitantes[1], segundo estimativas de 2007 do IBGE, a cidade é a quarta mais populosa do estado (atrás dos municípios limítrofes de sua região metropolitana: Vila Velha, Serra e Cariacica) e integra uma área geográfica de grande nível de urbanização denominada Região Metropolitana da Grande Vitória, compreendida pelos municípios de Vitória, Cariacica, Fundão, Guarapari, Serra, Viana e Vila Velha.

Vitória é Cercada pela Baía de Vitória, é uma ilha de tipo fluviomarinho, e é formada por várias ilhas, inclusive algumas a mais de 1100km da costa.

Além da ilha principal, Vitória, fazem parte do município outras 34 ilhas e uma porção continental, perfazendo um total aproximado de 93,38 km². Originalmente eram 50 ilhas, muitas das quais foram agregadas por meio de aterro à ilha maior.

in Wikipedia

ROTA

Computed route from VITORIA / GOIABEIRAS (SBVT, SB) to RIO DE JANEIRO / SANTOS DUMONT (SBRJ, SB): 6 fixes, 226.5 nautical miles

SBVT DCT JOSNA W6 PCX DCT SBRJ


Relato da 8ª etapa

Vitória, 31 de Agosto de 2008, 12:10 (zulu)

A meteorologia era bastante favorável à partida, com vento fraco algumas núvens e temperatura amena:

SBVT 311100Z 20009KT 9999 FEW030 SCT090 23/16 Q1019





A etapa decorreu sem surpresas, sendo que as emoções fortes estavam guardadas para a chegada ao Rio de Janeiro. A visibilidade reduzida, associada a chuva e a um tecto baixo, transformaram a aproximação num bom desafio.

SBRJ 311200Z 27002KT 4000 -RA BR BKN006 OVC070 17/17 Q1022








Após uma primeira aproximação em que ficámos muito altos para aterrar na pista 20L do Aeroporto Santos Dumont, foi efectuado novo circuito pela esquerda sobre a Baía de Guanabara culminando com uma aterragem em segurança na pista 20L.






Santos Dumont é um aeroporto brasileiro da cidade do Rio de Janeiro, inaugurado em 1936.

No Rio de Janeiro, o transporte comercial empregando hidroaviões utilizava o atracadouro da Ponta do Calabouço. A aviação de pouso e decolagem terrestre, ainda insipiente, aproveitava o Campo de Manguinhos e os aparelhos militares da Aeronáutica e Marinha usavam, respectivamente, o chamado Campo dos Afonsos e o do Galeão.

Como grande cidade e sobretudo, na condição de Distrito Federal, o Rio de Janeiro exigia providências urgentes. Estava na hora de dispor de um Aeroporto condizente com suas necessidades. Duas áreas encontravam-se na mira: a do Calabouço, onde atracavam os hidroaviões de rotas nacionais e internacionais, e a de Manguinhos que recebia as aeronaves de pouso e decolagem.

A proposta de implantar o aeroporto no aterro do calabouço repercutiu bem, conquistando elogios de especialistas em aviação do mundo todo. As obras começaram em 1934, em terreno cedido pela Prefeitura do Distrito Federal ao Ministério da Viação e Obras Públicas.

A primeira parte dos trabalhos constituiu-se basicamente da ampliação do aterro em mais 370 mil metros quadrados. Consta até que um burrinho foi emprestado pela Prefeitura para ajudar no serviço. O projeto exigiu a construção de uma muralha de contenção e o lançamento de mais de 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na área conquistada ao mar.

Os serviços não foram interrompidos. Hidroaviões continuavam a operar normalmente no local e o terrapleno, antes mesmo de estar concluído, já estava sendo utilizado, franqueado aos 400 metros para pequenas aeronaves. Mais tarde, em 1936, quando alcançou 700 metros, foi aberto para aparelhos de maior porte, o primeiro aeroporto civil do país era finalmente inaugurado.

Atualmente, atende a apenas vôos regionais, como os da Ponte Aérea Rio-São Paulo, Rio-Minas e vôos dentro do próprio estado, pois o aeroporto é um dos menores do Brasil. Devido a atender praticamente só embarques de pequena distância, funciona como um aeroporto de "fluxo rapido". Segundo a INFRAERO, o aeroporto é, atualmente, o sétimo aeroporto brasileiro em tráfego de passageiros, com movimento de 3,6 milhões embarques/desembarques em 2005.

in Wikipedia






Foi o fim desta longa aventura de oito etapas que ligaram Lisboa à cidade do Rio de Janeiro. Os números desta viagem são os seguintes:

Distância total: 4035 nm
Duração total: 30h15
Velocidade média: 133 kts

Terminamos assim os relatos desta viagem de tributo aos heróis nacionais, Gago Coutinho e Sacadura Cabral que efectuaram esta ligação em 1922 sem recurso às modernas técnicas de naveção por satélite.

(...) e finalmente o Rio de Janeiro, aonde chegam a 17 de Junho de 1922. Tinham sido percorridas 4367 milhas, num tempo de voo de cerca de 60 horas. No Rio o F 17 é baptizado com o nome de "Santa Cruz" pela esposa do Presidente do Brasil, Dr. Epitácio Pessoa e o avião fica exposto durante quase um ano na Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Durante os restantes meses de 1922, percorrem o Brasil e depois Portugal. Fazem conferências e são aclamados como heróis em todos os locais. Particularmente importante e entusiasta a recepção que a população de Lisboa lhes dedica a 27 de Outubro de 1922.

Interessante no meio de tantos louvores e aclamações o telegrama que o Secretário da US Navy envia, a 22-06-1922, ao Ministro da Marinha de Portugal em que o felicita pelo sucesso da viagem dos aviadores Sacadura e Coutinho e acentua "...of the first transatlantic flight to be made to South America".

O feito de Sacadura e de Gago Coutinho veio provar ao Mundo que era possível efectuar longas viagens aéreas oceânicas, utilizando uma navegação tão rigorosa, quanto a dos navios, a qual iria perdurar várias décadas, para somente ser ultrapassada pelos meios electrónicos, pela navegação por inércia e muito recentemente pela navegação por satélite. (...)

in Revista da Armada

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