Thursday 1 March 2007

Escandinávia 2006 - 4ª parte

Oslo e o regresso à Suécia

Deixámos os extraordinários "fjords" para trás com vontade de voltar um dia e rumámos para sudeste em direcção à capital Norueguesa: a cidade de Oslo.

Na viagem pelo interior da Noruega atravessámos diversos túneis bastante longos, alguns deles com a particularidade de terem zonas com autênticos espectáculos visuais para prevenir a fadiga. Sempre com Oslo na mira seguimos para Este atravessando mais alguns fiordes, alguns deles em percursos de ferry.

(um dos maiores túneis da viagem)


(no interior do túnel: diferente!)


(casa norueguesa)


(cascata)


(mais um ferry para atravessar mais um fjord)

Pelo caminho ouve ainda tempo para um visita a um pequeno glaciar que obrigou a um arriscado percurso de off-road para o pequeno Atos Prime.

(igreja invulgar)


(no país da neve)


(mais um túnel, tanta neve!)


(a caminho do glaciar, humm não sei se é boa ideia eheh)


(depois de um percurso off-road e a primeira experiência de "condução" no gelo, glaciar à vista!)



Nesta altura do ano e nestas latitudes os dias estão a começar a ficar bastante longos, e pela primeira vez experimentámos a sensação de ver o pôr-do-sol perto das 23h00!

Com o aproximar da noite encontrávamo-nos a atravessar um local magnífico: um vale ou planalto no culminar de uma longa subida de uma das muitas montanhas deste país. A estrada ladeada de altas paredes de neve impressionou bastante no meio da ténue luz de fim do dia. No meio do nada um hotel. Ainda parámos para perguntar preços, mas estavam lotados. Restou-nos continuar caminho e descer a montanha.

Aqui começou o único episódio mais desafiante desta viagem: a escassez de combustível. Ao contrário do que estamos habituados em Portugal, por estas paragens não há muitos habitantes e passam-se quilómetros sem avistar povoações. A “ajudar” a situação as bombas de abastecimento que fomos avistando estavam já fechadas e o carro a entrar na reserva. Esta situação custou-nos então uma noite mal dormida, enfiados nos sacos cama comprados para outras temperaturas. Ao menos o dia seguinte foi longo já que o frio intenso que sentimos durante a noite dentro do carro, ajudou a acordar cedo, e assim que o posto de combustível da pequena localidade de nome impronunciável em que pernoitámos abriu, lá atestámos o carro e rumámos a Oslo.

(pôr-do-sol tardio)


(o crepúsculo perto da meia-noite)



(quase meia noite, a atravessar a montanha)

A capital da Noruega (http://pt.wikipedia.org/wiki/Oslo) é uma cidade ligada ao Oslofjorden e portanto muito ligada à água. Apenas tivemos tempo para visitar os jardins do palácio real e um dos museus da cidade. A impressão que ficou sobre a cidade para tão pouco tempo de permanência é bastante positiva.

(centro de Oslo)



(museu em Oslo)


(bicicletas públicas em Oslo)


(palácio real)


(guarda real)


(porto de Oslo)

Já tínhamos investigado sobre a capital Norueguesa e havíamos constatado que é uma das cidades mais caras da Europa. Assim decidimos visitar a cidade durante o dia e atravessar a fronteira à noite para ir dormir já na Suécia.

Escolhemos a cidade de Orebro (http://www.orebro.se/english) por ser mais ou menos a meio do caminho de Oslo para Estocolmo e foi uma boa aposta. Uma cidade muito simpática com preços bem mais simpáticos e ainda por cima estava em festa! Mais uma vez muito bem instalados mesmo no centro da cidade que é a sétima da Suécia em temos de população com 127 mil habitantes.

(Centro de Orebro)


(Orebro)

Depois de uma noite bem melhor que a anterior partimos já com muita vontade de voltar a terras Escandinavas. Chegámos ao aeroporto de Arlanda com antecedência, a tempo de entregar o carro, e embarcar com direcção a Lisboa em mais um voo na TAP.

(Aeroporto de Arlanda, Estocolmo)

(rumo a Lisboa)

Ficam para trás dez dias intensos, cheios de aventuras e histórias para contar por paisagens deslumbrantes e com uma visão do que com alguma organização se consegue fazer: atingir um nível de civilização impressionante. Uma experiência a repetir, sem dúvida!

(fim da 4ª e última parte)

2 comments:

Gostei mto... :-)
E sei que vocês tb!
Mais uma viagem para a minha lista infindável de sítios a visitar....